Vídeos 360º: A vida por todos os ângulos

Já pensou em assistir a um clipe ou show musical que permite escolher a angulação da câmera? Ver um imóvel à venda na internet ou uma empresa por todos os ângulos? Pois é exatamente isso que você poderá fazer com vídeos em 360 graus, que permitem que seus seguidores e clientes decidam como e por qual ângulo gostariam de assistir o seu conteúdo.

Produzir vídeos em 360º ainda é algo novo no mercado e tem sido utilizado pelas maiores empresas do Brasil e do mundo. Esses equipamentos registram todas as direções e sentidos ao mesmo tempo, conseguindo capturar imagens de maneira semelhante ao ponto de vista do olho humano. Por gerar sensação de imersão, as câmeras do tipo tem sido usadas para criar vídeos de realidade virtual para construtoras, imobiliárias, clínicas, clubes entre outros segmentos de empresas. Quer saber como esses dispositivos funcionam?

Embora tenha ganhado popularidade nos últimos anos, a fotografia panorâmica não é uma invenção recente – na verdade, existe desde o advento da fotografia. Com as câmeras “normais”, o fotógrafo precisa tirar uma foto, girar lentamente poucos graus e fazer um novo disparo, até conseguir o enquadramento desejado. As câmeras 360, contudo, automatizam (e melhoram) esse processo. Para isso, elas trazem duas ou mais lentes por dentro, responsáveis por realizar disparos de imagens simultaneamente. Outra diferença básica em relação aos modelos convencionais é que as lentes são do tipo grande angular, que possuem um maior campo de visão.

A maior parte das câmeras panorâmicas atuais trabalham com duas lentes, mas há modelos com 36 dispositivos de captura, como é o caso da Panono 360º. Em tese, quanto maior o número de lentes, menor a chance de algum ângulo ser perdido, resultando em uma imagem final melhor. Na prática, a qualidade das fotos e vídeos continua dependendo de fatores como brilho ou fidelidade de cores.

Samsung Gear 360 é uma ótima opção para quem está começando!

Depois de capturadas separadamente, as imagens são “costuradas” via software e transformam-se em uma única cena em 360º. Em alguns modelos, como a Panono e a Kodak PixPro SP360 4K, essa junção é feita por programas instalados no computador. A Samsung Gear 360, porém, consegue realizar o procedimento via smartphone, mas apenas com os celulares Galaxy S9, Galaxy S8, Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 Edge Plus e Galaxy Note 5. Quem não tem nenhum dos modelos precisa instalar um software para Windows.

A experiência de imersão é melhor quando feita através de um aplicativo 360º. Caso contrário, tudo o que o espectador consegue é navegar pelas imagens através do mouse. O mercado já conta com uma grande variedade de gadgets do tipo, como o Gear VR, da Samsung, e o baratinho Cardboard, óculos de realidade virtual de papelão do Google.

Quer mostrar a sua empresa ou momentos especiais da sua vida no YouTube ou Facebook com o que há de mais moderno? Publique vídeos em 360º e mostre a vida por todos os ângulos!

Sem comentários. Quer comentar?

Publique o seu comentário sobre esta publicação

dois × dois =